quarta-feira, 5 de março de 2008

Estagnar ou Prosseguir ?

Estagnar ou Prosseguir ?

Apostar nas coisas boas é sempre uma virtude, no entanto, esse desafio requer preparo psicológico. Quando falo em preparo psicológico não me limito, apenas, sugerir um discreto sorriso no rosto, quando a casa está prestes a cair. Vou mais além disso. Procuro focar tudo no ‘equilíbrio emocional verdadeiro’, que muitas das vezes, nos fogem ao controle e que é a válvula mestra de toda uma forma de transpor os obstáculos.
Numa de suas belas músicas, o mestre Djavan diz : ‘sorri’, quando nada vai bem. É, sem carga de dúvidas, o melhor a fazer, mas dentro de cada um de nós há necessidade de lutarmos, com muita ‘garra’, contra esta onda coletiva de desânimo, angústia, inquietação, fúria desmedida e gratuita. E não só lutar contra, mas sentir, de fato, avançar esta barreira tão nociva ao nosso bem-estar.
Perguntam-me:
É simples exercitar esta tarefa?
Posso responder:
Não sei, depende de cada um. Alguns vão achar que é tolice, num sentimento de profunda derrota, diante de seus anseios, outros que a vida pode lhe reservar boas surpresas, se fizerem a lição-de-casa, conforme recomendado. Para esses últimos, sim, pode-se dizer que cedo ou relativamente tarde, os bons resultados são alcançados; às vezes, imperceptivelmente, porém conquistados.

Sempre vejo, a cada dia, estampado no olhar das pessoas, expressões evasivas. Algo como ver o horizonte, sem enxergar qualquer ponto conclusivo. Vejo que há muito o que aprender, sem a “capacidade real” de se “absorver”.

A humanidade dá um passo para trás, não aprendeu a respirar...Quebrou a esquina errada e avançou os sinais !
Duro é ter de admitir isso, sendo eu mesmo inclusive, parte dessa massa perdida em seus recuos e investidas infrutíferas.

A sensação é de ser mais uma cabeça-de-gado, prontinha para o abate, no estremecer de uma porrada seca.

BMFº
05.03.2008
09:40h

Nenhum comentário: